segunda-feira, 24 de março de 2014

Matemática básica - Potenciação,radiciação,mmc,mdc aula 01







                                  Potenciação e radiciação .


 Neste capitulo abordaremos o cálculo de números sob a forma de potencias.

Com a evoluçao tecnologica este tipo de calculos está praticamente reservado ao uso de calculadoras cientificas; mas nao se deixe levar por esta tendencia só vai limitar seus conhecimentos.
Vamos supor que se esquece da calculadora ou que o calculo é tão grande que precisa saber analisar os seus resultados continuamente ou ainda que o seu exercicio parte da analise de um grafico de uma potencia e que precisa chegar a função potencia. 

Bom, a calculadora não ajuda muito!!! 






Regras:




               















Definições e Demonstrações:


Raiz de 1 quociente e quociente de 2 raizeso quociente de 2 radicais do mesmo indice, é o radical do mesmo indice cujo o radicando é quociente dos radicandos do divisor e do dividendo.





Raiz de 1 Raiz: A raiz de indice n da raiz de indice p de um certo numero e a raiz de indice n.p desse numero.




Raiz de 1 produto e produto de 1 raiz: A raiz de um produto e igual ao produto das raizes do mesmo indice.


Multiplicação de Potencia da mesma base (no caso base -3): O produto de potencia da mesma base é a potencia com a mesma base cujo expoente é a soma dos expoentes dos factores.


Divisão de potencias com a mesma base (base -2): O quociente de potencias com a mesma base é uma potencia com a mesma base e cujo o expoente é a diferença entre os expoentes do dividendo e do divisor.



Potencia de expoente fraccionário: Reciprocamente todo o radical é convertivel em potencia de expoente fraccionário.



Potencia de uma potencia: A potencia de uma potencia éoutra potência com a base da 1ª e expoente igual ao produto dos expoentes.


Inversamente/o: Qualquer coefiente ou factor de um  radical pode passar pode passar para factor do seu radicando desde que se multiplique o seu expoente pelo indice do radical.
Os Exercicios seguintes 1., 2. e 3. são os mais importantes para a manipulação fluente de potencias e raizes, verifique com atenção a simplicidade das operações:



O proximo exercicio vem demonstrar o porquê das operaçoes entre coeficiente (o nº fora da raiz) e radicando (o nº dentro da raiz) são possiveis.
Quando o expoente da raiz for igual ao expoente do radicando, o radicando coeficiente perdendo de expoente 1. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário